sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Obesidade e Dislipidemia

No dia 30 de outubro, a médica Veronica Barreto, da ESF Amarante I, apresentou à comunidade os resultados da pesquisa realizada sobre a prevalência de obesidade e dislipidemia entre os hipertensos cadastrados e acompanhados pela Equipe de Saúde da Família. 
A pesquisa foi importante para conhecer a realidade da comunidade, que tem uma prevalência de Hipertensão Arterial de 26,63%, que é superior à brasileira, de 23,3%.
O estudo avaliou, além da obesidade e dislipidemia, outros fatores de risco presentes entre o grupo acompanhado, como tabagismo e  sedentarismo.
Sobre o excesso de peso, o estudo mostrou uma prevalência de 40,7% no sexo masculino e 23,7% no sexo feminino, resultado inferior ao encontrado pelo IBGE em 2008, que mostrou, para o Brasil, uma prevalência de 50,1% para os homens e 48% para mulheres. Já a obesidade, que na pesquisa do IBGE apresentou um resultado de 12,4% para homens e 16,9% para mulheres, na amostra avaliada os resultados foram 31,6% e 47,3%, respectivamente, superando a média brasileira.
Do perfil lipêmico avaliado, o colesterol total foi o que teve maior alteração, com 58%, enquanto o HDL-c e os triglicerídeos mantiveram um percentual de alteração aproximado, com 44,9% e 44% respectivamente. 81,3% da amostra avaliada apresentou algum tipo de dislipidemia (isolada ou mista). 
Quando estratificada por categoria de peso, a dislipidemia manteve um percentual alto mesmo nos eutróficos, com 75,6%, superando o sobrepeso, que teve uma prevalência de 73,8%.
Concluindo a análise, o estudo mostrou que a dislipidemia, junto com o sobrepeso e a obesidade, tem uma forte relação com a Hipertensão Arterial, comprovando estudos anteriores sobre o tema, e vem se tornando, cada vez mais, um problema de saúde pública, cabendo à Atenção Básica, em especial a Equipe de Saúde da Família, adotar medidas de intervenção na comunidade, visando o esclarecimento sobre estes fatores de risco, buscando, junto com eles, soluções para reduzi-los, melhorando a qualidade de vida e diminuindo a morbimortalidade por complicações cardiovasculares.

Dra. Veronica apresentando os resultados da pesquisa

No final, a Equipe ofereceu um lanche a base de frutas aos participantes

A Nutricionista Teresa Neuma também falou à comunidade