quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial é um dos principais agravos no nosso bairro. Nas 1.878 famílias cadastradas, temos registrados mais de 900 hipertensos, alguns portadores também de Diabetes Mellitus. Estamos atualizando os cadastros e em breve divulgaremos os números reais, em termos de percentual de prevalência.
Na última quarta-feira, dia 27 de julho, realizamos reunião com o grupo de Hipertensos e Diabéticos de duas microáreas, com finalidade de atualizar os cadastros de hiperdia. A reunião contou com a presença da Equipe, junto com a Nutricionista, que deu orientações sobre alimentação, tirando as dúvidas mais frequentes da comunidade. Em seguida, realizamos verificação da pressão arterial, glicemia capilar, medidas de peso e altura e atendimento individual pela médica e enfermeira.

Nutricionista orienta sobre alimentação saudável
                                             
Atendimento médico
                                                             
Atendimento de Enfermagem

Verificação de pressão arterial
 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nosso cronograma de atendimentos


Visando facilitar e organizar o nosso trabalho, estabelecemos a nossa agenda de atendimentos da Equipe de Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde, de forma a contemplar todos os grupos. As consultas médicas são agendadas na semana anterior, sempre garantindo o acolhimento em casos de pequenas urgências, enquanto as consultas odontológicas são marcadas diariamente.



Nossa agenda de atendimento:



Segunda-feira: Manhã Tarde
Médico ESF

Atendimento de Hipertensos e Diabéticos Atendimento de Clínica Geral
Enfermagem

Atendimento de Hipertensos e Diabéticos Atendimento de Hipertensos e Diabéticos
Médico UBS Clínica Geral às 10h. -
Médico UBS Clínica Geral às 07h. -
Dentista Atendimento odontológico às 07h -
Terça-feira Manhã Tarde
Médico ESF

Saúde dos idosos Visitas domiciliares a pacientes com dificuldade de locomoção
Enfermagem

Preventivo e demanda livre Preventivo e visita domiciliar
Nutricionista

Saúde dos idosos Demanda livre
Médico UBS Clínica Geral às 07h. -
Pediatra Clínica pediátrica às 10h -
Dentista Atendimento odontológico às 07h -
Quarta-feira Manhã Tarde
Médico

Atividades de Educação e Saúde com a comunidade e reuniões da Equipe Saúde da Mulher
Enfermagem

Atendimento de grupos Demanda livre
Médico UBS Clínica Geral às 10h. -
Dentista Atendimento odontológico às 07h -
Quinta-feira Manhã Tarde
Médico

Visitas Domiciliares a pacientes com dificuldade de locomoção Saúde da Criança
Enfermagem

Visita domiciliar
Saúde da Criança
Saúde da Criança
Nutricionista

Saúde da criança Demanda livre
Pediatra Clínica Pediátrica às 10h -
Dentista Atendimento odontológico às 07h -
Sexta-feira ManhãTarde
Médico Pré-Natal
Enfermagem Pré-Natal
Dentista Atendimento odontológico às 07h -

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Equipe de Saúde da Família do Amarante


Criada em setembro de 2009, a ESF do Amarante enfrenta desafios desde a sua implantação. Sendo uma das últimas equipes  implantadas no município de São Gonçalo do Amarante - RN, funciona na Unidade Básica de Saúde do Amarante, no bairro do mesmo nome, onde já existia o sistema de saúde tradicional.  O atendimento médico era precário, devido a escassez de profissionais - apenas dois clínicos gerais atendiam de forma descontínua, com uma grande demanda reprimida, já que não trabalhavam com área adscrita, atendendo a uma clientela diversificada, proveniente de outras localidades, e até de outros municípios vizinhos, deixando muitas vezes a população do bairro prejudicada.
O PACS já funcionava na área, com 10 microáreas cadastradas, e  um total de 1878 famílias, número suficiente para duas Equipes de Saúde da Família, já que o Ministério da Saúde preconiza, no máximo, mil famílias por equipe. Diante da expectativa e promessa da Secretaria de Saúde da implantação de mais uma Equipe, iniciamos absorvendo as 10 microáreas já cadastradas.
A transição entre o modelo de saúde tradicional e a Estratégia de Saúde da Família é um processo árduo e demorado e que requer, sobretudo, paciência por parte da Equipe, principalmente por estar inserida em um ambiente onde continua a existir o modelo tradicional, paralelamente ao atual. O primeiro desafio é definir entre os profissionais de saúde já existentes na Unidade as atribuições da Equipe, levando a eles o conhecimento da Estratégia Saúde da Família, e transformando-os em nossos parceiros. Um bom entrosamento entre os membros da Equipe e os demais funcionários é fundamental para um bom desempenho das  atividades.
Outro grande desafio é o conhecimento da comunidade sobre o que é  Estratégia  Saúde da Família. Enquanto a população do bairro já cadastrada sente-se satisfeita com a chegada da Equipe, os demais usuários, provenientes de outras áreas onde o serviço ainda engatinha, tendem a desaprovar, por se sentirem em “desvantagem”, frente a uma demanda reprimida. Isso tem se complicado nos últimos meses, em que temos  várias equipes sem médico nos arredores.  Há então a necessidade constante de esclarecer a comunidade sobre a estratégia, e tentar, na medida do possível, acolher os que necessitam, sem, no entanto,  absorver o excesso de demanda – tarefa quase impossível. Além desses problemas, enfrentamos ainda muitos outros, comuns à maioria das Equipes de Saúde da Família. Sempre procurando crescer mais e fazer o melhor pela saúde da comunidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estratégia Saúde da Família


A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção do SUS. O principal propósito da ESF é reorganizar a prática de atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.
As equipes de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico de família, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser ampliada com a equipe de Saúde Bucal, na qual estão presentes: dentista, auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal.
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de no máximo quatro mil pessoas de uma determinada área, ou mil famílias, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à sua saúde. A atuação das Equipes ocorre no território, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, nas residências e nos espaços comunitários. A ESF caracteriza-se por ser a porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde, tendo sob sua responsabilidade um território definido, com uma população delimitada, partindo do conhecimento do perfil epidemiológico e demográfico de sua área de atuação, podendo intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta, de forma a oferecer às pessoas atenção integral, permanente e de qualidade.
(Caderno de Atenção Básica  n. 27)