A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção do SUS. O principal propósito da ESF é reorganizar a prática de atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.
As equipes de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico de família, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser ampliada com a equipe de Saúde Bucal, na qual estão presentes: dentista, auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal.
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de no máximo quatro mil pessoas de uma determinada área, ou mil famílias, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à sua saúde. A atuação das Equipes ocorre no território, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, nas residências e nos espaços comunitários. A ESF caracteriza-se por ser a porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde, tendo sob sua responsabilidade um território definido, com uma população delimitada, partindo do conhecimento do perfil epidemiológico e demográfico de sua área de atuação, podendo intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta, de forma a oferecer às pessoas atenção integral, permanente e de qualidade.
(Caderno de Atenção Básica n. 27)
nossa show esse blog,tá de parabens a equipe de saude do amarante,adoro todo mundo.
ResponderExcluir