Assistência pré-natal é o atendimento, acompanhamento e avaliação das necessidades das gestantes, além da orientação quanto às dúvidas que as mesmas possam ter em relação à gestação e atualização do cartão da gestante. O objetivo dessa assistência é assegurar a saúde da gestante e do bebê, evitando uma gestação de alto risco.
Segundo dados do DATASUS de 2007, 98% dos óbitos no parto poderiam ter sido evitados com adoção de medidas simples, ou seja, uma maior assistência pré-natal poderia reduzir essa taxa de mortalidade materna. Uma vez que as principais causas de complicações na gestação são anemia, hipertensão e diabetes gestacional, as quais podem ser controladas com dietas.
Na Assistência Pré-Natal têm-se verificado que o trabalho em grupo com as gestantes é muito importante para que elas possam compartilhar reflexões, informações acerca das mudanças que atravessam, sentimentos, além do apoio mútuo que funciona como suporte social. A troca de informações sobre diferentes vivências entre as gestantes e os profissionais de saúde, facilita uma melhor comunicação e consequentemente compreensão do processo de gestação.
Na ESF do Amarante, durante o ano de 2011, foram cadastradas e acompanhadas 53 gestantes. O atendimento de Pré-Natal é realizado às sextas-feiras pela manhã, com consultas médicas e de enfermagem, precedidos por reuniões com o grupo, com a participação de equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, odontólogo, educador físico, fisioterapeuta, entre outros), com profissionais da ESF, UBS, NASF e parceiros.
Grupo de gestantes |
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-Natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário