O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, SISVAN, foi proposto em 1976, mas somente após a promulgação da Lei 8080/1990 é que o SISVAN foi estabelecido nacionalmente.
O Sistema tem três funções importantes:
I - formular políticas públicas;
II - planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados à alimentação e nutrição; e
III - avaliar a eficácia das ações governamentais.
Na saúde, o SISVAN é um instrumento para obtenção de dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas que freqüentam as Unidades Básicas do SUS.
São contempladas pela Vigilância Alimentar e Nutricional todas as fases do ciclo de vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Particularmente na UBS Amarante, o SISVAN foi implantado até o momento apenas para crianças menores que 5 anos de idade que fazem acompanhamento de CD.
De 30 crianças acompanhadas pelo SISVAN na UBS Amarante durante as consultas de CD realizadas pela nutricionista nos meses de outubro e novembro de 2011, 29 estavam com peso e altura adequados para idade e 25 apresentavam peso adequado para altura, outras 5 estavam com peso elevado para altura.
Dentre 14 crianças menores de 6 meses, apenas 6 permaneciam em aleitamento materno exclusivo. Das 27 crianças menores de 2 anos de idade, 5 já não eram mais amamentadas. O gráfico a seguir mostra com quantos meses as 14 crianças avaliadas começaram a ingerir outros alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário